Breve Histórico de Barueri

Município da Grande São Paulo, Barueri possui cerca de 270.173 habitantes e uma área total de 64,2 Km².

A cidade de Barueri foi fundada em 26 de março de 1.949, seu povoamento iniciou em 1.640 quando o padre João de Almeida chegou de Cananéia com seiscentos índios tupis.

A aldeia sofria constantemente devido aos ataques dos bandeirantes, que capturavam os índios com intuito de escravizá-los. Mas a luta do padre José Anchieta encorajou-os a lutar resistindo à exploração o que fez com que a aldeia crescesse em passo acelerado.

Em 1.875 foi inaugurada a primeira linha férrea de Barueri, levando maior crescimento para cidade, contudo, a ligação via Castelo Branco, foi o que gerou maior progresso ao município.

Hoje Barueri possui o 8º maior PIB do Brasil e o segundo do estado de São Paulo, isso graças ao sistema adotado pelos governantes a partir de 1.973 com aprovações de lei de zoneamento industrial que favoreceram a implantação de grandes indústrias na região.

Barueri também conta com várias opções de lazer, como parques, shoopings, bares e restaurantes, tendo como destaque o PARQUE DOM JOSÉ, uma área com mais de 90m².

ALPHAVILLE

Proveniente de um terreno de 500 hectares comprado em 1973, era um empreendimento voltado inicialmente às indústrias não-poluentes.4 Foi erguido no lugar da antiga fazenda Tamboré, comprada pela construtora dos herdeiros Almeida Prado, e o processo envolveu papeladas sobre reservas indígenas e 105 posseiros, entre outros problemas.3 Havia outros obstáculos, como o nome, difícil e que evocava um filme do cineasta francês Jean-Luc Godard, e a falta de vocação do lugar, que não se sabia se seria um loteamento de casas de campo para finais de semana ou um lugar para se morar, mais afastado da cidade.